Noticiero Alaccsa-R

Resumo da história da Associação Latino-americana de Cirurgiões de Catarata, Segmento Anterior e Refrativa (ALACCSA-R)

por adminalaccsa 1 agosto, 2017 0 comentarios

Resumo da história da Associação Latino-americana de Cirurgiões de Catarata, Segmento Anterior e Refrativa (ALACCSA-R)


Dr. William De la Peña USA Contacto w@dlp.la

Dr. William De la Peña USA Contacto w@dlp.la

A Associação Latino-americana de Cirurgiões de Catarata, Segmento Anterior e Refrativa (ALACCSA-R) foi fundada no ano de 1991. Foi registrada oficialmente nos Estados Unidos com o nome original de ALACCSA (Associação Latino-americana de Cirurgiões de Catarata e Segmento Anterior), como organização sem fins lucrativos, com sede em Montebello, Califórnia. Em 2008, a ALACCSA adota o símbolo R, para destacar na sua sigla a importância da cirurgia refrativa e de catarata. Neste resumo, referimo-nos a ALACSSA quando relatamos os acontecimentos que tiveram lugar antes de 2008 e a ALACCSA-R quando comentamos sobre a sua história a partir do ano de 2008.

Desde a sua fundação, foi uma organização pioneira no setor, com uma missão puramente educacional e científica, voltada ao aprimoramento do nível de educação dos oftalmologistas nesta especialidade da oftalmologia. Logo, a ALACCSA forjou uma identidade como a sociedade que abriu espaços para a oftalmologia latino-americana no âmbito internacional em nossa sociedade. Ela sempre se caracterizou por cumprir a sua missão com uma filosofia de inclusão, abertura e aproximação a outras sociedades. Isso implicou na implementação de políticas bastante inovadoras em termos de aproximação a outras sociedades, impulsionando a sua missão educativa. Por exemplo, foi permitido a membros de associações afiliadas tornarem-se membros da ALACCSA de maneira automática.

A ALACCSA-R é a única sociedade regional latino-americana voltada para a especialidade de catarata e cirurgia refrativa. Atualmente, conta com um conselho diretivo e executivo, comitês científicos, delegados dos vários países e uma secretaria para o trabalho administrativo.

Em 1995, foi realizada no Equador uma reunião entre os conselhos diretivos da PAAO e da ALACCSA. Durante essa reunião, foi acordada a criação de uma afiliação acadêmica mútua com a qual a ALACCSA passou a ser uma sociedade afiliada da PAAO para catarata e cirurgia refrativa. Muito embora ambas as sociedades mantivessem a sua independência, a partir desse momento, a ALACCSA passa a assumir a responsabilidade da organização dos cursos de especialidade de catarata e cirurgia refrativa durante o congresso bianual da PAAO.

A política de afiliações da sociedade continuou sua expansão e, em 1997, a ALACCSA começou a dialogar com a ASCRS, DESC e APACRS para promover a colaboração acadêmica entre as quatro sociedades e buscar projetos de maneira conjunta. O resultado da colaboração entre as quatro sociedades de catarata e cirurgia refrativa foi a criação, em 1999, da World Federation of Ophthalmology.

Em 1997, a ALACCSA registra o nome LASCRS (Latin American Society of Cataract and Refractive Surgeons) para criar um paralelo com os nossos colegas de outras sociedades regionais de catarata e cirurgia refrativa. A partir de 2000, a ALACCSA inicia uma estreita colaboração preparando cursos para o congresso anual da ASCRS nos Estados Unidos.

Desde a sua criação, foi decidido que a missão educativa da sociedade seria fortalecida ao oferecer cursos em espanhol para poder aproveitar o alto nível de conhecimento dos médicos latino-americanos.

Em consonância com este propósito acadêmico, a ALACCSA-R tem ajudado muitas sociedades nacionais e locais com o desenvolvimento de seus próprios congressos, organizando programas de alto conteúdo científico sobre catarata e cirurgia refrativa. No entanto, em 1998, a empresa decidiu começar a criar seus próprios congressos, que hoje são alternados entre o Cone Norte, na cidade do México, e o Cone Sul, entre Argentina, Uruguai e Peru.

Atualmente, a ALACCSA-R é uma sociedade autossustentável graças ao apoio e à generosidade de muitos membros e pessoas que acreditam em sua missão educativa. Da mesma forma, o apoio de empresas comerciais foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entre elas, destacamos: a Abbott, Allergan, Alcon e Bausch + Lomb, entre muitas outras.

A missão educativa da ALACCSA também começou a se expandir e foi divulgada através de uma publicação científica impressa. Seu primeiro nome foi Fronteras e seu lançamento ocorreu no ano de 1996. Essa publicação física era distribuída trimestralmente sem custo em toda a América Latina.

Em 2006, o nome da publicação passou a ser Noticiero, e a ALACCSA decidiu colocar-se na vanguarda do mundo das publicações adotando um formato digital. Atualmente, conta com um conselho editorial formado pela Dra. María José Cosentino (Argentina) e pelo Dr. Espaillat (República Dominicana), os que, sob a orientação do Dr. Centurion foram os encarregados de difundir a mensagem do Noticiero a uma nova geração de médicos.

Os diretores da ALACCSA-R decidiram modernizar o formato digital do Noticiero em 2013, transformando-o em uma revista digital interativa.

Ao final dos anos 90, o site da ALACCSA é lançado na web. Em 2013, o Dr. Miguel Srur e o Dr. Luis Escaf lideraram o projeto de renovação da página. A nova página do site oferece um acesso mais fácil, um design mais limpo e conta com uma interface muito mais rápida e ágil, melhorando a interatividade entre o usuário e a página. Nesta plataforma, o usuário pode acessar galerias de fotos dos eventos passados da ALACCSA-R, vídeos/entrevistas realizados em diferentes eventos, artigos científicos sobre catarata e cirurgia refrativa. Além disso, a plataforma integra o novo e renovado Noticiero ALACCSA-R.

A página é atualizada continuamente para oferecer aos visitantes a melhor experiência possível. Convidamos você a visitar e compartilhar a página da ALACCSA-R (alaccsa.com) e seu conteúdo extremamente atual e de importância vital para a comunidade oftalmológica internacional. Junte-se à família de ALACCSA-R.

Deja un comentario